GCEJN

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Assistência Espiritual

E-mail Imprimir PDF

Sabidamente, a dor é uma anfitriã que leva muitas pessoas pela primeira vez à Casa Espírita. Dores existem várias: há a dor moral, a dor da saudade, a dor do assédio espiritual, a dor física.
Um dos serviços prestados pela Casa espírita é o trabalho conhecido como luidoterapia, que, como o próprio termo já diz, trata-se de uma terapêutica baseada na transfusão de fluidos. A assistência espiritual, utilizando-se dos fluidos, atua nos centros de força localizados no perispírito, por vezes efetuando alterações profundas, no sentido inverso em que ocorreu o mal que atingiu o paciente. Dessa forma, grandes males são assim corrigidos, enormes renovações são assim realizadas. É prática recomendada pelo próprio Mestre Jesus, quando diz que ” imporão as mãos nos enfermos e estes sararão” (Marcos 16, 18).
Assim, oferecemos alguns tipos de tratamentos de assistência espiritual que podem ser utilizados de acordo com cada necessidade:

Tratamento espiritual básico

Ocorre às quartas-feiras e é dirigido para as pessoas que encontram-se em Tratamento de Assistência Espiritual e comparecem ao mesmo. Essas pessoas são chamadas após aquelas que participaram do passe habitual e recebem o passe em conjunto com a água fluidificada para o tratamento da noite. Elas necessariamente trazem sua garrafa com água para fluidificação, de maneira a poderem tomar um gole a cada dia da semana, como parte do tratamento.

Inscrição
A inscrição nesse tratamento ocorre através do Recepcionista e do Atendente Fraterno. Este, quando termina um atendimento que implique em tratamento dessa espécie, avisa ao Recepcionista, que lança no caderno de título “Tratamento de Assistência Espiritual” o nome e o local de atendimento da pessoa que entrará para o tratamento.

 


 

Tratamento Espiritual Dirigido
Ocorre às quartas-feiras e é dirigido para as mesmas pessoas que estão em tratamento, mas que, mesmo ao cabo de três meses, não conseguiram progressos significativos através do tratamento espiritual básico. Nesses casos, essas pessoas recebem o passe geral através de um passista enquanto os demais passistas fazem uma roda em volta deles e, em estado de concentração, emitem energias. O tratamento é complementado com água fluidificada e a água em garrafa que deverá ser consumida durante a semana.

Como participar do tratamento
Após a realização do passe e do Tratamento Espiritual Básico, o Dirigente convida para a sala as pessoas inscritas no Tratamento Espiritual Dirigido, uma de cada vez. Pede que cada uma delas, na sua vez, fechem os olhos, confiem em Deus e acompanhem a prece, segurando um copo de água. Um passista é destacado para aplicar o passe, enquanto os demais fecham um círculo em volta da pessoa e do passista, concentrando-se em prece. Quando o passista começa a transfusão de fluidos, os demais o acompanham espalmando as mãos em direção ao assistido e emitindo energias. Após o passe, as pessoas bebem a água, apanham suas garrafas e são liberadas.


Tratamento Espiritual à Distância
Ocorre às segundas-feiras e é dirigido para as pessoas enfermas que não podem deslocar-se até a Casa Espírita, porém encontram-se cumprindo as orientações padronizadas e vêm mantendo a equipe de Atendentes Fraternos informada sobre a evolução de seu quadro através de algum representante.

Inscrição
A inscrição nesse tratamento ocorre através do Recepcionista e do Atendente Fraterno. Este, quando termina um atendimento que implique em tratamento dessa espécie, avisa ao Recepcionista, que lança no caderno de título “Tratamento de Assistência Espiritual à Distância” o nome e o local de atendimento da pessoa que entrará para o tratamento.


Preces pelos Enfermos e Desencarnados
Dirigidas para os nomes de pessoas enfermas ou desencarnadas trazidos por terceiros e registrados em cadernos específicos, disponíveis na Recepção. A irradiação é realizada nas segundas-feiras, da seguinte maneira: o dirigente deixa o
caderno aberto na páginas com os nomes anotados para a irradiação da semana, sobre uma mesa, e pede que os passistas busquem emitir energias para colocar à disposição da espiritualidade. Faz então uma prece breve pedindo que os trabalhadores espirituais se encarreguem de direcionar as energias emitidas na reunião para cada uma das pessoas
registradas.

Inscrição
A inscrição das pessoas nessa terapêutica ocorre através do Serviço de Recepção. Nas reuniões públicas de segundas e quartas-feiras fica disponível sobre o balcão os cadernos de título “Prece pelos Enfermos” e “Prece pelos Desencarnados”. Sempre que algum frequentador traz como demanda um tratamento espiritual para algum conhecido que não pode frequentar a Casa e nem ele pode atuar como representante para o Tratamento de Assistência Espiritual à Distância, o Recepcionista sugere a inclusão do nome do enfermo no caderno, esclarecendo os limites desse trabalho e que a prece será feita apenas naquela noite (quando se tratar de inscrição na reunião pública de Segunda-feira) ou na noite da Segunda-feira seguinte (quando se tratar de inscrição na Quarta-feira). Outras preces poderão ser feitas sempre que a pessoa trouxer o nome do enfermo e colocar no caderno.


Preces pelos Enfermos e Desencarnados
Dirigidas para os nomes de pessoas enfermas ou desencarnadas trazidos por terceiros e registrados em cadernos específicos, disponíveis na Recepção. A irradiação é realizada nas segundas-feiras, da seguinte maneira: o dirigente deixa o
caderno aberto na páginas com os nomes anotados para a irradiação da semana, sobre uma mesa, e pede que os passistas busquem emitir energias para colocar à disposição da espiritualidade. Faz então uma prece breve pedindo que os trabalhadores espirituais se encarreguem de direcionar as energias emitidas na reunião para cada uma das pessoas registradas.

Inscrição
A inscrição das pessoas nessa terapêutica ocorre através do Serviço de Recepção. Nas reuniões públicas de segundas e quartas-feiras fica disponível sobre o balcão os cadernos de título “Prece pelos Enfermos” e “Prece pelos Desencarnados”. Sempre que algum frequentador traz como demanda um tratamento espiritual para algum conhecido que não pode
frequentar a Casa e nem ele pode atuar como representante para o Tratamento de Assistência Espiritual à Distância, o Recepcionista sugere a inclusão do nome do enfermo no caderno, esclarecendo os limites desse trabalho e que a prece será feita apenas naquela noite (quando se tratar de inscrição na reunião pública de Segunda-feira) ou na noite da Segunda-feira seguinte (quando se tratar de inscrição na Quarta-feira). Outras preces poderão ser feitas sempre que a pessoa trouxer o nome do enfermo e colocar no caderno.


Preces pelos Enfermos e Desencarnados
Dirigidas para os nomes de pessoas enfermas ou desencarnadas trazidos por terceiros e registrados em cadernos específicos, disponíveis na Recepção. A irradiação é realizada nas segundas-feiras, da seguinte maneira: o dirigente deixa o caderno aberto na páginas com os nomes anotados para a irradiação da semana, sobre uma mesa, e pede que os passistas busquem emitir energias para colocar à disposição da espiritualidade. Faz então uma prece breve pedindo que os trabalhadores espirituais se encarreguem de direcionar as energias emitidas na reunião para cada uma das pessoas registradas.

Inscrição
A inscrição das pessoas nessa terapêutica ocorre através do Serviço de Recepção. Nas reuniões públicas de segundas e quartas-feiras fica disponível sobre o balcão os cadernos de título “Prece pelos Enfermos” e “Prece pelos Desencarnados”. Sempre que algum frequentador traz como demanda um tratamento espiritual para algum conhecido que não pode frequentar a Casa e nem ele pode atuar como representante para o Tratamento de Assistência Espiritual à Distância, o Recepcionista sugere a inclusão do nome do enfermo no caderno, esclarecendo os limites desse trabalho e que a prece será feita apenas naquela noite (quando se tratar de inscrição na reunião pública de Segunda-feira) ou na noite da Segunda-feira seguinte (quando se tratar de inscrição na Quarta-feira). Outras preces poderão ser feitas sempre que a pessoa trouxer o nome do enfermo e colocar no caderno.